Lomadee


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fundamentos da Topografia

Fundamentos da Topografia Notas de aula Prof. Lênio
TOPOGRAFIA CONCEITOS e FUNDAMENTOS I AGRIMENSURA
A agrimensura teve suas raízes no antigo Egito. Nas margens do Rio Nilo, após as cheias, os medidores de terra, agrimensores da época, restituíam as divisas entre as propriedades, que tinham sido destruídas.
No decorrer dos tempos as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios, para demarcação de terra, foram se aperfeiçoando e hoje a agrimensura, além de dedicar-se à demarcação e divisão de terras atua nas mais variadas atividades da engenharia tais como:
Estradas - ferrovias e rodovias; transportes; portos e canais; irrigação e drenagem; cadastro técnico municipal, urbano e rural; mapeamento urbano; saneamento básico; abastecimento d'água; urbanização - planejamento urbano; projeto de loteamento; traçado de cidades; locação industrial; mineração e pesquisas minerais; aerofotogrametria; geodésia por satélite - GPS; geoprocessamento - GIS; montagem de aviões e navios; etc.
A agrimensura divide-se em: a- topografia; b- geodésia.
A TOPOGRAFIA A topografia consiste no conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico.
PLANO TOPOGRÁFICO Plano topográfico é um plano perpendicular a direção do fio do prumo num determinado ponto da superfície terrestre. O plano topográfico não deverá exceder a 25 Km de raio.
DIVISÃO DA TOPOGRAFIA A topografia divide-se em:
topometria topologia; fotogrametria.
etc
TOPOMETRIA A topometria tem por objetivo o estudo e aplicação dos processos de medidas baseado na geometria aplicada, onde os elementos geométricos (ângulos e distâncias) são obtidos por instrumentos topográficos tais como teodolitos, estações totais, níveis, receptores GPS, trenas, miras, A topometria divide-se em: planimetria ou placometria; altimetria ou hipsometria.
PLANIMETRIA OU PLACOMETRIA A planimetria consiste em obter os ângulos e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para representação no plano topográfico.
Fundamentos da Topografia revisão Prof. Lênio
A planimetria atua no plano horizontal (plano topográfico) e não leva em consideração o relevo. Os trabalhos provenientes da planimetria dão origem às plantas planimétricas.
Na altimetria as medidas são efetuadas num plano vertical, onde se obtém os ângulos horizontais e verticais, as distâncias horizontais e as diferenças de níveis.
Os trabalhos da altimetria reunido com a da planimetria dão origem às plantas planialtimétricas. A altimetria, isoladamente, dá origem ao perfil do terreno evidenciando assim o relevo. A planimetria e a altimetria utilizam para o seu desenvolvimento: goniologia; taqueometria.
Goniologia é a parte da topografia que trata dos ângulos: A goniologia divide-se em: goniometria; goniografia
A goniometria tem como objetivo a medição do ângulo horizontal (no plano do horizonte) e do ângulo vertical (no plano vertical).
GONIOGRAFIA A goniografia trata do transporte do ângulo para o desenho (planta).
ÂNGULO HORIZONTAL Ângulo horizontal é o ângulo medido no plano horizontal (plano topográfico).
Angulo vertical é o ângulo medido no plano vertical (plano perpendicular ao plano topográfico). O ângulo vertical pode ser: o Zenital :origem no zênite; o Nadiral :origem no nadir; o Horizontal :origem no horizonte.
Nota: Atualmente os fabricantes de teodolitos estão produzindo somente teodolitos com ângulo vertical zenital, isto é, a origem do ângulo vertical é no zênite. Nos teodolitos eletrônicos e estações totais pode-se escolher a origem do ângulo vertical. O ângulo vertical com origem no zênite é denominado de distância zenital, veja figura:
Fundamentos da Topografia revisão Prof. Lênio
Veja origens do Zênite e Nadir na figura abaixo:
ZêNITE Zênite é a direção contrária a direção do fio de prumo prolongada ao infinito. NADIR Nadir é a direção do fio de prumo.
teodolitos providos de fios estadimétricos e ângulo vertical
I EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA TAQUEOMETRIA
TAQUEOMETRIA Taqueometria é a parte da topografia que trata da medida indireta da distância horizontal e diferença de nível. 0s aparelhos usados na taqueometria chamam-se "TAQUEÔMETROS" que são
O trânsito dispõe de uma luneta que gira em torno de seu eixo suporte, mede ângulo vertical e ângulo horizontal. As leituras dos ângulos são efetuadas através de limbos externos auxiliados por uma lupa. Possui fios estadimétricos. O prumo é de cordão.
O teodolito mede ângulo horizontal e vertical. Possui fios estadimétricos. As leituras dos ângulos são efetuadas através de um sistema de prismas (leitura interna). Nos teodolitos eletrônicos os ângulos são lidos num visor de cristal líquido. O prumo pode ser de cordão ou ótico, (através de um sistema de prismas). Posteriormente serão apresentados os instrumentos topográficos de diversos tipos e em aula prática suas principais características.
IV TOPOLOGIA Topologia é a parte da topografia que estuda as formas exteriores da superfície terrestre e as leis que devem obedecer ao seu modelado. Exemplo: 2º PRINCIPIO DE BOLANGER
"Quanto mais próximo for o rio da montanha esta é mais escarpada, e quanto mais longe menos escarpada". O estudo da topologia é de fundamental importância para o projeto de estradas.
V FOTOGRAMETRIA Fotogrametria é a parte da topografia que tem por objetivo fotografar pequenos trechos da superfície terrestre para representar num plano (carta topográfica). Na disciplina de cartografia vocês terão uma melhor visualização e aplicação desse ramo da topografia. A fotogrametria pode ser:
Fundamentos da Topografia revisão Prof. Lênio fotogrametria aérea; fotogrametria terrestre.
1. FOTOGRAMETRIA AÉREA
A fotogrametria aérea ou aerofotogrametria utiliza-se de câmara especial acoplada em avião especialmente adaptado para este fim.
2. FOTOGRAMETRIA TERRESTRE
fototeodolito
A fotogrametria terrestre utiliza-se de câmara especial acoplada ao teodolito. Ao conjunto chama-se
3. APLICAÇÃO DA AEROFOTOGRAMETRIA
cadastro técnico municipal, (rural e urbano), projetos fundiários etc
A aerofotogrametria é aplicada em estudos e projetos de barragens, estradas, portos, reflorestamento,
Geodésia é a parte da agrimensura que tem por objetivo o estudo da forma e dimensões da Terra.
A geodésia divide-se em: geodésia superior; geodésia elementar.
1. GEODÉSIA SUPERIOR
A geodésia superior, de cunho meramente científico, estuda a forma e dimensões da terra, gravimetria, deslocamento dos continentes, estuda e monitora falhas geológicas que provocam os terremotos. A geodésia utiliza-se de satélite para obtenção de medidas de alta precisão. (Geodésia Celeste).
2. GEODÉSIA ELEMENTAR
A geodésia elementar ou geodésia aplicada procura determinar com precisão, a posição de pontos sobre a superfície terrestre, levando em consideração a sua forma, fornecendo para a topografia uma rede de pontos para esta apoiar os seus levantamentos topográficos.
0s vértices da REDE GEODÉSICA podem ser de 1ª, 2ª e 3ª ordem (em função da precisão) e estão amarrados num ponto chamado DATUN.
Nota: DATUN DATUN É O PONTO DE PARTIDA DE UMA REDE GEODÉSICA.
VII A GEODÉSIA versus A TOPOGRAFIA A geodésia, em seus trabalhos, leva em consideração a forma da terra, enquanto a topografia tem a sua atuação restrita a pequenos trechos da superfície terrestre. Considera este trecho como sendo plano. A este plano dá-se o nome de PLANO TOPOGRÁFICO.
A Terra tem a forma aproximada de um esferóide com achatamento nos pólos. Para esta figura os geólogos denominaram de "GEÓIDE" que etimologicamente significa "forma da Terra. Folheando as páginas da história desde os mais longínquos tempos vamos encontrar referências sobre a forma e dimensões da Terra.
Fundamentos da Topografia revisão Prof. Lênio
Alguns estudiosos sustentam que Homero não existiu e, que os poemas referidos são compilações das obras de vários autores. Um destes poemas descreve a Terra como sendo um grande disco que flutuava sobre o oceano, e o Sol como sendo o coche em que os deuses efetuavam os seus passeios diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário